domingo, 18 de setembro de 2011

planos de aula para educaçao infantil


Planos – Diários
14/09/11
Objetivo: Conhecer o processo de nascimento de plantas, assim como seu desenvolvimento.
Estratégia de ação:
·         Conversa informal sobre a história de João e o pé de feijão.
·         Apresentar o experimento da mãe de João.
·         Contação da sementinha.
·         Plantação de sementes.
·         Atividade da pág.169.



Planos – Diários
15/09/11
Objetivo:
Estratégia de ação:
·         Falar sobre o ciclo da vida das plantas. Revisar o P.
·         1º planta-se a semente, que, dará origem a uma nova planta, após alguns dias a raiz já busca no solo a alimentação que ela necessita para crescer.
·         2º as folhas buscam o sol para se aquecer.
·         3º a planta ela cresce para cima, para baixo e para os lados.
·         Atividade da planta.
·         Observar a germinação.
·         Pedir para trazer flores artificiais.


Planos - Diários
16/09/11
Objetivo: identificar partes da planta.
Estratégia de ação:
·         Dramatização da quadrinha e a linda rosa juvenil. (professores)
·         Dobradura-Tulipa.
·         Aeróbica
·         Observação da semente.

Planos – Diários
19/09/11
Objetivo: Conhecer as características da raiz.
Estratégia de ação:
·                Levar um desenho de uma planta para sala.
·                Perguntar se alguém sabe o que significa, se já viu, cor, onde ela fica se é fora ou dentro da terra.
·                Trabalhar a palavra RAIZ.
·                Qual letra inicia?
·                Números de letras.
·                Exposição dos diferentes tipos de raiz, cenoura, beterraba, macaxeira, batata, etc.
·                Observação da sementinha.
·                Pedir que as crianças tragam folhas (diferentes tipos).

                                PLANOS-DIÁRIOS  
                                          20/09/11
OBGETIVO:Perceber os diferentes tipos de folhas.
       Texto; Gota na folha.
Estratégia de ação. Música- ou fábula  (cigarra e formiga)
·         Espalhar as folhas trazidas  pelas crianças e explorar.
·         Tamanho, forma, a textura, finas, grossas, as cores.
·          Contagem das folhas.
·          Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas.
·         Contar quantas folhas foram coloridas.
·         Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato.
·         Colocar uma folha colorida em baixo de uma folha sulfito e passa o giz de cera ou lápis preto ou de cor do papel e observar o efeito produzido.
·         Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças  sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
·         Explicar; porque as folhas são verdes, que o que da cor verde as folhas.
AVALIAÇÃO; Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades                            


                             21/09/11
           Objetivo;
·         Estratégia de ação;(culminância)
·         Semana da árvore piquenique p/sala.
·         Música árvore da montanha página 82 cantando e aprendendo.
·          Dramatização. Quem sou eu?    

                           22/09/11
Objetivo ;
Estratégia de ação;
·         Cantar e ensinar as crianças a letra da música-(árvore da montanha)
·         Trabalhar a palavra árvore importância , árvore que existe em nossa cidade
·         Para que serve. Se é grande se todas são iguais.

                                       23/09/11
Objetivo;
Estratégia de ação
·         Trabalho com arte (Paisagem com touro)
·         Levar o quadro de um artista (Tarsila do Amaral)
·         Apresentar as crianças e explorar; título do quadro.
·         Elementos que foram a natureza.
·         Cores, texto lista com os elementos que compõem o quadro.
·         Se mostra animais, zona rural e urbano
·         Contagem das plantas, (NOME DO ALUNO) escrever no canto.
·         Tipos de moradia ambiente preservado/ destruído
·         Pedir que as crianças baseado na tela, criarem sua própria tela.
·         Atividade
·         Pedir que desenhe uma paisagem urbana
·         Desenhe uma paisagem rural.
                                  24/09/11
Parte da planta.
OBJETIVO; 26/09/11/ trabalhar a raiz
                 28/09/11
Estratégia de ação.
·         Trabalhar o texto o vento.
          O VENTO SOPROU DE LEVE
          BALANÇOU AS FLORES
          PRA LÁ E PRA CÁ.
         O VENTO SOPROU FORTE
         LEVOU O CHAPÉU DE JOÃO
         LEVANTOU A SAIA DA FIFIA

        O VENTO SOPROU
        JOGOU NO CHÃO AS FOLHAS AMARELAS
        E LEVOU PRO CÉU
        MEU AVIÃO DE PAPEL.
·         Revisar as letras; L, V, F.
·         Construir um cata-vento. Pagina-79 atividades v-2
·         Falar da importância do vento p/ o nascimento de novas plantas.
·         Trabalhar a palavra VENTO.
·         Circular no texto palavra com F,
·         Brincar de encher balões.


          25/09/11
Objetivo; Produzir textos coletivos
Estratégia de ação.
·         Apresentar os cartazes
·         Tirar os conhecimentos  prévios.
·         Dar começo, meio e fim
·         Escreve a fala das crianças
·         Ilustrar a história com começo, meio e fim.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário