Planos – Diários
14/09/11
Objetivo: Conhecer o processo de nascimento de plantas, assim como seu desenvolvimento.
Estratégia de ação:
· Conversa informal sobre a história de João e o pé de feijão.
· Apresentar o experimento da mãe de João.
· Contação da sementinha.
· Plantação de sementes.
· Atividade da pág.169.
Planos – Diários
15/09/11
Objetivo:
Estratégia de ação:
· Falar sobre o ciclo da vida das plantas. Revisar o P.
· 1º planta-se a semente, que, dará origem a uma nova planta, após alguns dias a raiz já busca no solo a alimentação que ela necessita para crescer.
· 2º as folhas buscam o sol para se aquecer.
· 3º a planta ela cresce para cima, para baixo e para os lados.
· Atividade da planta.
· Observar a germinação.
· Pedir para trazer flores artificiais.
Planos - Diários
16/09/11
Objetivo: identificar partes da planta.
Estratégia de ação:
· Dramatização da quadrinha e a linda rosa juvenil. (professores)
· Dobradura-Tulipa.
· Aeróbica
· Observação da semente.
Planos – Diários
19/09/11
Objetivo: Conhecer as características da raiz.
Estratégia de ação:
· Levar um desenho de uma planta para sala.
· Perguntar se alguém sabe o que significa, se já viu, cor, onde ela fica se é fora ou dentro da terra.
· Trabalhar a palavra RAIZ.
· Qual letra inicia?
· Números de letras.
· Exposição dos diferentes tipos de raiz, cenoura, beterraba, macaxeira, batata, etc.
· Observação da sementinha.
· Pedir que as crianças tragam folhas (diferentes tipos).
PLANOS-DIÁRIOS
20/09/11
OBGETIVO:Perceber os diferentes tipos de folhas.
Texto; Gota na folha.
Estratégia de ação. Música- ou fábula (cigarra e formiga)
· Espalhar as folhas trazidas pelas crianças e explorar.
· Tamanho, forma, a textura, finas, grossas, as cores.
· Contagem das folhas.
· Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas.
· Contar quantas folhas foram coloridas.
· Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato.
· Colocar uma folha colorida em baixo de uma folha sulfito e passa o giz de cera ou lápis preto ou de cor do papel e observar o efeito produzido.
· Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
· Explicar; porque as folhas são verdes, que o que da cor verde as folhas.
AVALIAÇÃO; Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades
21/09/11
Objetivo;
· Estratégia de ação;(culminância)
· Semana da árvore piquenique p/sala.
· Música árvore da montanha página 82 cantando e aprendendo.
· Dramatização. Quem sou eu?
22/09/11
Objetivo ;
Estratégia de ação;
· Cantar e ensinar as crianças a letra da música-(árvore da montanha)
· Trabalhar a palavra árvore importância , árvore que existe em nossa cidade
· Para que serve. Se é grande se todas são iguais.
23/09/11
Objetivo;
Estratégia de ação
· Trabalho com arte (Paisagem com touro)
· Levar o quadro de um artista (Tarsila do Amaral)
· Apresentar as crianças e explorar; título do quadro.
· Elementos que foram a natureza.
· Cores, texto lista com os elementos que compõem o quadro.
· Se mostra animais, zona rural e urbano
· Contagem das plantas, (NOME DO ALUNO) escrever no canto.
· Tipos de moradia ambiente preservado/ destruído
· Pedir que as crianças baseado na tela, criarem sua própria tela.
· Atividade
· Pedir que desenhe uma paisagem urbana
· Desenhe uma paisagem rural.
24/09/11
Parte da planta.
OBJETIVO; 26/09/11/ trabalhar a raiz
28/09/11
Estratégia de ação.
· Trabalhar o texto o vento.
O VENTO SOPROU DE LEVE
BALANÇOU AS FLORES
PRA LÁ E PRA CÁ.
O VENTO SOPROU FORTE
LEVOU O CHAPÉU DE JOÃO
LEVANTOU A SAIA DA FIFIA
O VENTO SOPROU
JOGOU NO CHÃO AS FOLHAS AMARELAS
E LEVOU PRO CÉU
MEU AVIÃO DE PAPEL.
· Revisar as letras; L, V, F.
· Construir um cata-vento. Pagina-79 atividades v-2
· Falar da importância do vento p/ o nascimento de novas plantas.
· Trabalhar a palavra VENTO.
· Circular no texto palavra com F,
· Brincar de encher balões.
25/09/11
Objetivo; Produzir textos coletivos
Estratégia de ação.
· Apresentar os cartazes
· Tirar os conhecimentos prévios.
· Dar começo, meio e fim
· Escreve a fala das crianças
· Ilustrar a história com começo, meio e fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário