segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇAOINFANTIL




Tema: Um olhar sobre a leitura na educação infantil.
JUSTIFICATIVA:
             Sabe-se que ler, em qualquer idade e independente de estar alfabetizado ou não, torna-se um prazer além de desenvolver a imaginação. Muitos estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção.   A leitura é uma fonte de prazer, de satisfação pessoal, de realização, que serve de estimulo para o sucesso escolar do aluno, além do valor técnico para o processo de alfabetização.
        Percebe-se como é importante para formação de crianças ouvirem histórias. Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinitivo de descoberta e de compreensão do mundo é poder sorrir, gargalhar com situações vividas pelos personagens e com a idéia dos cantos, então, a criança pode ser um pouco participante desse momento de humor de brincadeira e aprendizado.                                                                                 
          Porém, pensando nisso, ao iniciar a semana do livro e com o intuito de integrar alunos e comunidade no ato de ler, elaboramos um mini-projeto com duração de duas semanas cujo titulo é “um olhar sobre a leitura na educação infantil” o tema desse projeto surgiu da satisfação em virtude do interesse dos alunos pela leitura, também pelo fato de as professoras explorarem de forma tão natural e lúdica este tema  considerado  um dos focos centrais na educação infantil, mesmo  que  em muitas classe de educação  infantil, contem com pouquíssimos recursos  disponíveis  para realização  e exploração desta atividade.Assim sendo, esse projeto terá como principal  objetivo formar uma comunidade de leitores ultrapassando os limites da instituição escolar.
          Esse projeto engloba não apenas os contos, mas uma diversidade textual, trabalhados na escola, tentando despertar esse interesse em ler como também auxiliará para que toda comunidade despertem alguns dos propósitos sociais da leitura ler para se informar, ler para resolver problemas, ler para escrever, ler pelo prazer de ingressar em outro mundo possível. O mesmo será executado  em uma escola de Educação Infantil (CEMEI)  de Equador RN.
A esse respeito Zilberman (2003, p. 16) descreve que:
"... a sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como um campo importante para o intercâmbio da cultura literária, não podendo ser ignorada, muito menos desmentida sua utilidade. Por isso, o educador deve adotar uma postura criativa que estimule o desenvolvimento integral da criança."











Objetivo
Geral
·         Formar uma comunidade de leitores ultrapassando os limites da instituição escolar.


 Específicos

·         Incentivar o gosto pela leitura.
·         Valorizar a importância do livro, de uma boa leitura e sua função social.


DESENVOLVIMENTO
Atividades que serão desenvolvidas no decorrer da semana:
·         A exibição do filme “A menina que odiava livros”.
·         Passeio a biblioteca;
·         Dramatização de vários contos  que foram trabalhados em sala onde professores , alunos  e  funcionários participaram.
·         Leitura do livro “O livro que queria ser brinquedo, desenhos colagem etc.
·         Confecção do livro gigante,
·         Confecção do livro de rótulos, onde cada sala ficará responsável por uma pagina do livro que será intitulado “Aprendendo a ler com os rótulos.
·         Dramatização da história a menina Bonita do laço de fita,
·         Barracas com doações de livros para quem ler ou disser algo sobre a leitura.
·         Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.
·          Baú da leitura
·         Leituras de obras de artes
·         Mala viajante
·         Caixa surpresa
·         Cantinho da leitura viva
·         Produções de textos através de imagens
·         Confecção de viseiras com as letras trabalhadas, jaleco para os professores  destacando a letra trabalhada no dia.
·         Dramatização da história A galinha Ruiva, branca de Neve e os sete anões.

·         Leituras de Fábulas e dramatização  das mesmas.



















Conteúdos:

·        Leitura e escrita
·        Linguagem oral e escrita
·        Valores
·        Nomes próprios
·        Produção de textos orais e coletiva
·        Alfabeto, vogais
·        Formas
·        Cores
·        Contagem e escrita de números
·        Expressão corporal






























Culminância
 Culminância será em frente a escola. Apresentando para a comunidade os trabalhos feitos pelas crianças e observando o desempenho das mesmas nas atividades que serão desenvolvidas.



REFERÊNCIAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10 ed. Editora Scipione. São Paulo, SP, 1997.

ESPECIAL GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES – ALFABETIZAÇÃO. Cotia, SP: Editora Lua, n° 12. 2008.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etno pesquisa Critica, etno  pesquisa-formação. Brasília. Ed. Líber Livro, 2006.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária. O pensamento Complexo como método de aprendizagem pelo e pela incerteza humana. Trad. bras. São Paulo. Ed. Cortez.2003.

REVISTA DIALOGO EDUCACIONAL, Curitiba: Universidade Católica do Paraná, vol 6, n. 19. set/dez. 2006. p. 25 a 35.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade – O currículo Integrado. 1 ed. Artes Médicas. Porto Alegre, 1998.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PALACIOS, Jesus. Educação Infantil – Resposta educativa à diversidade. 1 ed. P
orto Alegre: Artmed, 2007..

semana da litura do CEMEI